terça-feira, 1 de abril de 2014

Caso Simone Borges, 23 anos - Destino Espanha

O que restou para a família de Simone foi uma foto, a sensação de impotência e impunidade, além do vazio eterno ocasionado pela saudade. A jovem de 23 anos deixou o Brasil em busca de melhores condições de vida na Espanha. Aliciada por uma quadrilha que trafica mulheres para fins sexuais, Simone morreu misteriosamente no país desconhecido, apenas três meses após sua chegada. Até hoje, os pais buscam explicações para o fato e dizem que nunca mais foram os mesmos desde o falecimento precoce da filha.

"Mandava  sua fotografia toda semana para a família, para dizer que estava tudo bem... Um dia ligou e pediu que comunicasse a Polícia Federal, a Embaixada, que as mulheres estavam todas retidas, todas presas...eram obrigadas a prostituir-se senão morriam de fome e muitas usavam drogas. Eu fiquei sem saber o que fazia...
Aplicaram overdose nela, soltaram na rua...morreu minha filha...Eu fiquei fazendo curso nessa rua, sem saber o que fazia..."
Ao reviver isso, a emoção toma conta do pai de Simone e ele tenta continuar o relato.

Segundo  o depoimento de uma colega de Simone indica que ela morreu em decorrência de negligência médica ao tratar sua pneumonia. Na origem, estaria o preconceito da equipe do hospital contra a prostituição e a imigração. Para a família, ela foi vítima de uma máfia. O pai de Simone deu um depoimento emocionado em "Salve Jorge", a novela da Globo.
.

Caso Kelly Fernanda Martins, 26 anos - Destino Israel

Kelly saiu do subúrbio de Guadalupe com a promessa de US$ 1.500 por mês em Israel e deixou para trás a mãe e os dois filhos. Sem falar uma única palavra de hebraico ou inglês e acreditando que trabalharia em lanchonetes ou casas de família, ela acabou sendo mantida em cárcere privado, obrigada a se drogar e a se prostituir em boates. Relatou ter sido forçada a manter relações com dez homens por dia, em jornadas de até 13 horas.
"Bruno e Igor, mamãe ama muito vocês." Assim começa a última carta que Kelly Fernanda Martins escreveu aos filhos, com data de 14 de outubro, três dias antes de morrer em Tel Aviv, Israel. Seu corpo foi encontrado na rua, e seu atestado de óbito apontou overdose de drogas ou remédios. A carioca, revelou os terrores de uma rede de prostituição que explora mulheres brasileiras em boates de Israel. 

Segundo denúncias de duas outras cariocas que conseguiram voltar para o Brasil, a rede é explorada por mafiosos russos e controla cerca de 200 casas de prostituição em Israel. As mulheres, aliciadas em vários países, trabalham em regime de escravidão sob ameaça de morte. Há atualmente oito mulheres brasileiras sob proteção da polícia israelense em Tel Aviv. Elas foram resgatadas de uma boate da cidade na sexta-feira 23 e estão escondidas num hotel pago pela Embaixada do Brasil.

Ambas renasceram na tela da Globo, fundidas na personagem Jéssica (Carolina Dieckmann), da novela das nove "Salve Jorge", de Gloria Perez. Uma das colegas de Kelly, diz que a novela é como um flashback de sua história. O resgate das brasileiras foi destaque do "Fantástico" e fez o então ministro da Justiça, Renan Calheiros, se deslocar até Israel para acompanhar o desfecho da operação. Hoje as duas são símbolos na luta contra o tráfico humano.



  Fonte: http://www.desaparecidosdobrasil.org/procuro-minha-mae/simone-borges-traficada-e-morta-na-espanha

   
                                                                                                                           -Sophia Azevedo

5 comentários:

  1. E pensar que mulheres como essas saem do conforto do lar e do abrigo da família por apenas promessas sem fundamentos ou comprovações de veracidade a respeito do trabalho, do local onde irão residir nos faz repensar a respeito dos conceitos desenvolvidos na atual sociedade brasileira.

    ResponderExcluir
  2. A postagem que contém fragmentos de notícias de casos reais tornam tudo ainda mais verdadeiro e tocante, atingindo melhor os leitores. n°4

    ResponderExcluir
  3. Muito tristre e pensar que vi um filme assim com a mesma história, realmente muito revoltante

    ResponderExcluir
  4. Os golpistas prometem uma vida melhor para essas pessoa mas a realidade é que eles irão fazer essas pessoas de seus escravos para ganhar dinheiro, realmente muito triste e muito revoltante. Mateus Brandino, 9º3, nº19

    ResponderExcluir
  5. Isso relata o mesmo fato trabalhado conosco de uma mulher tirada de sua vida que pode-se dizer que não era boa mas com promessa de vida melhor e acaba sendo enganada e sendo obrigada a entrar na prostituição

    ResponderExcluir